Kubuntu 18.04 no VirtualBox e problema com driver de vídeo

Hoje instalei o Kubuntu 18.04 Beta 1 no VirtualBox. Se eu gostar do sistema, quando sair a versão final vou instalá-la de verdade no notebook novo pra ver se funciona direito. Digo isso porque no notebook novo instalei o Windows 10 e o Kubuntu 16.04 (Linux), e o Windows roda sem problemas, mas por algum motivo frequentemente a tela do Kubuntu/Linux fica congelada, com exceção do ponteiro do mouse. Dei uma pesquisada e pode ser o driver da placa de vídeo que tem um bug com certas versões do kernel do Linux.

A placa do meu laptop é uma GeForce 940MX de 2GB de VRAM GDDR5. Comprei esse modelo porque com essa placa daria pra rodar uns jogos, além de eu poder brincar com modelagem 3D no Blender usando renderização via GPU, e não menos importante, poderia programar usando Fortran e CUDA!

E provavelmente deve ser algum problema com o drive de vídeo mesmo, porque no notebook antigo (que ainda funciona) a placa é uma Intel HD 3000, e eu não tenho este problema.

A minha esperança é que qualquer bug do driver de vídeo tenha sido corrigido nas novas versões do kernel, e aí eu possa usar o Linux como sistema de produção (o Windows fica para jogos, hehehe). Não que eu ache o Windows ruim, mas desde 2012 eu utilizava exclusivamente o Kubuntu/Linux no meu laptop antigo, aprendi muita coisa nele e meu fluxo de trabalho foi todo modelado em torno do Kubuntu/Linux.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *